Andradina será primeira cidade do Extremo Oeste a receber o Empretec Rural

Sexta, 10/02/2023
O município de Andradina, no Extremo Oeste de São Paulo Seara, é o primeiro da região a sediar neste ano uma edição do Empretec Rural – que é o maior seminário de empreendedorismo do mundo.

Os proprietários rurais da cidade estão sendo convidados a se desenvolverem e aprimorarem suas características de comportamento empreendedor. O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Em Andradina ele acontece em parceria com órgãos municipais e estaduais, com apoio do Governo Municipal. O seminário acontecerá de 21 a 26 de agosto deste ano.

O público-alvo são empreendedores rurais (produtores de pequenas propriedades) das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, empreendedores de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos, frango etc) e aquicultura.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos. “O Empretec rural é um seminário intensivo que irá potencializar o empreendedor rural a focar no sucesso do seu negócio”, disse Leila.

No Empretec Rural são ampliadas as capacidades de detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar sua eficiência, aumentar os lucros em situações complexas, satisfazer os clientes, testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. A proposta também incentiva a inovação em processos, produtos e serviços; a adoção de práticas sustentáveis; a utilização de múltiplas fontes de informação; o desenvolvimento da autorresponsabilidade e o reforço da autoconfiança.

“Agradecemos a parceria construída porque isso reflete um processo de sinergia, colaboração, cooperação e complementaridade voltada aos resultados. É uma grande satisfação iniciar a programação de capacitações estaduais. O Empretec leva para os municípios, justamente, o desenvolvimento das características comportamentais dos empreendedores de sucesso para que os participantes saibam correr riscos calculados e aprimorem a gestão empresarial, além de reduzir a mortalidade dos pequenos negócios”, explicou.