ROTA PANTANAL PAULISTA- ANDRADINA-SP

Terça, 16/05/2023
ROTAS TURÍSTICAS DO PANTANAL PAULISTA, TIETÊ VIVO, MARAVILHAS DO RIO GRANDE E ENTRE RIOS

A REGIÃO

Uma verdadeira imensidão de águas, que faz circular não só a economia, mas a vida em torno de uma natureza exuberante, bem preservada e de encantar quem visita essa importante parte do estado. Assim é a região que compreende o Pantanal Paulista, o Tietê Vivo, as Maravilhas do Rio Grande e Entre Rios. As cidades e seus pontos turísticos giram em torno da água dos rios que mantém vivo o interior paulista, bem como sua gente hospitaleira, conectada com a preservação da natureza e de seu rico patrimônio, que enriquece não só o turismo, mas o bem-estar e o futuro das próximas gerações. Pelas áreas alagadas e natureza exuberantes, os municípios estão localizados em uma região de destaque, composta por centenas de hotéis, restaurantes e pousadas. A região tem em seu roteiro parques, praias, pesca, esportes náuticos, grandes áreas verdes, além da culinária típica do interior. As cidades são banhadas por rios importantes, com oferta de peixes e características de fauna, flora e clima muito especiais. Com amplas áreas alagadas e natureza que beira a perfeição, a região é, no mínimo, incrível para passear, aproveitar e voltar.

AS BELAS CIDADES ONDE DOIS GRANDES RIOS SE ENCONTRAM
ROTA PANTANAL PAULISTA- ANDRADINA-SP

Com cidades banhadas por dois importantes rios, Tietê e Paraná, a região possui grande variedade de peixes e clima, fauna e flora semelhantes aos do Pantanal. Aqui, o turista encontrará ampla oferta de pesqueiros, diversas praias fluviais, gastronomia rica, diferenciada e boa infraestrutura de hospedagem.
Itapura tem a sua Prainha Municipal e eventos como a Festa do Peão, o Tucuna Free – torneio de pesca ao tucunaré - além da bela Cachoeira do Córrego da Onça. Castilho desfruta de vocação para pesca esportiva (é banhada pelos rios Aguapeí, Tietê e Paraná), é margeada pelo lago artificial da Usina de Jupiá e também faz parte do Parque Estadual do Aguapeí. Já Mirandópolis tem como cartão postal um dos mais belos templos católicos do interior paulista, a Igreja de São João Batista, e a comunidade Yuba, de cultura japonesa. A Praia Municipal de Pereira Barreto tem águas cristalinas, oferece belíssimo pôr do sol e muitos passeios.
Andradina, banhada ao norte pelo Rio Tietê, oferece turismo religioso de festas e romarias, além de ser a Terra do Rei do Gado, Antônio Joaquim de Andrade, maior pecuarista do Brasil. Em Valparaíso, as trilhas para motos fazem a alegria dos adeptos do motociclismo, enquanto a cultura oriental está representada na cidade. O Parque Balneário da ensolarada Ilha Solteira, possibilita a prática de esportes aquáticos. A cidade também atrai competidores de todo o Brasil para torneios de pesca esportiva. O turista ainda pode curtir a boa culinária, muitos eventos e festas locais.

CIDADES DA ROTA
Andradina / Castilho / Ilha Solteira / Pereira Barreto / Itapura / Mirandópolis / Valparaíso / Sud Mennucci / Suzanópolis.

Mais informações: https://www.turismo.sp.gov.br/rotas-turisticas-do-pantanal-paulista-tiete-vivo-maravilhas-do-rio-grande-e-entre-rios